BLOG


Acompanhe as principais novidades e curiosidades do setor energético brasileiro.

 

Como garantir a segurança em manutenção preventiva em linhas de transmissão?


Atenção redobrada, equipamentos de proteção individual e um bom plano de ação são alguns dos itens fundamentais para garantir máxima segurança.

Os trabalhos com redes de manutenção com potência acima de 1.000 volts requerem cuidados especiais para prevenir choque elétrico e outros acidentes. Os riscos devem ser apontados num planejamento antes da execução das tarefas, para prescrever a utilização obrigatória de equipamentos de proteção individual (EPIs).

A elaboração desse planejamento é baseada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que orientam os prestadores de serviço no planejamento e gestão da segurança do trabalho.

Toda e qualquer tipo de manutenção faz a diferença. Com a manutenção preventiva em linhas de transmissão não é diferente. Um trabalho que deve ser realizado periodicamente e que tem como objetivo garantir mais segurança aos colaboradores e o bom funcionamento de linhas de transmissão, que são fundamentais em diversos aspectos.

Manutenção em linha de transmissão: o que não pode ser esquecido.

Quando pensamos na importância da manutenção preventiva em linhas de transmissão, devemos pensar em diversos pontos de atenção que devem ser observados adequadamente.

São os principais:

● Informatização: o sistema de gerenciamento de uma manutenção preventiva deve ser informatizado para facilitar o acesso a informações sobre as reais condições de usabilidade e conservação de uma linha de transmissão.

● Etapas: algumas etapas são essenciais, como análise cromatográfica e de termovisão, assim como a análise físico-química de óleo mineral isolante.

● Equipamentos de subestações: também devem ser considerados durante os trabalhos de uma manutenção preventiva em linhas de transmissão.

● Equipamentos em geral: é preciso realizar ensaios especiais e específicos para cada equipamento utilizado, justamente para atestar o nível de funcionamento, resistência e conservação.

● Relés e medidores: tanto os modelos eletromecânicos como os modelos digitais devem ser vistoriados com atenção redobrada, para confirmar o padrão de aferição dos mesmos.

● Estudos especiais de engenharia: outro ponto importante é a análise de avarias, um dos itens mais relevantes quando pensamos em estudos especiais de engenharia. Um trabalho minucioso.

Quais são os equipamentos mais importantes para o trabalho?

Como se trata de um serviço de alto risco, é fundamental que os responsáveis pela manutenção preventiva em linhas de transmissão utilizem os equipamentos de proteção individuais e coletivos mais indicados para tipo de trabalho. Podemos destacar:

● Capacete de segurança: é preciso escolher o modelo correto de capacete de segurança de acordo com o trabalho que será realizado, principalmente levando em conta a capacidade de isolamento elétrico do EPI.

● Calçado de segurança: poucas pessoas sabem disso, mas um bom calçado de segurança é igualmente importante em trabalhos de manutenção preventiva em linhas de transmissão, afinal este é um EPI que também garante isolamento elétrico.

● Óculos de segurança: existem dois modelos mais indicados, os óculos de segurança na cor verde e também na cor cinza. Seja qual for o modelo, o fator mais importante é a proteção contra raios ultravioletas. É preciso olhar com atenção para este ponto.

● Vestimenta: o ideal é que todos os trabalhadores envolvidos nos serviços de manutenção utilizem roupas resistentes ao fogo e aos arcos elétricos.

● Luvas de segurança: como o colaborador realizará trabalhos manuais, as luvas de segurança são indispensáveis e o ideal é o que a equipe de trabalho leve ao local da manutenção vários modelos de luvas, como de borracha BT e AT, luvas de raspa e luvas de pelica.

● Cinto de segurança: muitos trabalhos de manutenção em linhas de transmissão são realizados em alturas consideráveis. Justamente por isso, o uso de cinto de segurança é tão importante. O EPI deve contar, obrigatoriamente, como talabarte.

Nenhum trabalho é tão urgente e importante que não possa ser realizado com absoluta segurança. A preservação da vida tem total prioridade sobre o processo produtivo.

 

CONTATO

Logo Guerrero Servicos

Solução completa para qualquer empreendimento de Linha de Transmissão. Planejamento estratégico efetivo para montagem e desenvolvimento de projetos. Serviços entregues no prazo e executados com qualidade extrema. Equipes formadas por profissionais de diversas áreas, com alto padrão de conhecimento. Frota e equipamentos próprios: novos, modernos e seguros. Foco em prever e minimizar qualquer tipo de impacto negativo para o cliente. Pode confiar. Se é Guerrero, é imbatível.

comercial@guerreroservicos.com.br

FORMULÁRIO DE CONTATO

14 + 2 =

MATRIZ - SÃO MATEUS (ES)

(27) 3763-1740 | (27) 99855-5030

Rua Horto dos Álamos, N°612. Morada do Ribeirão.

CEP: 29.936-320

FILIAL 03 - BARCARENA (PA)

(27) 3763-1740

Rodovia da Integração, nº 280 - Quadra 500 Lote 280, Bairro Pioneiro.

CEP: 68.447-000

FILIAL 01 - SÃO LUÍZ (MA)

(27) 3763-1740

Avenida dos Africanos, S/N. Centro.

CEP: 65.042-245

FILIAL 04 - ANANINDEUA (PA)

(27) 3763-1740

Avenida Zacarias de Assunção, nº01, lote 02, sala A. Distrito Industrial.

CEP: 65.030-180

FILIAL 02 - MACEIÓ (AL)

(82) 98187-0816

Rua Vereador José Raimundo dos Santos, nº 226. Cidade Universitária.

CEP: 57.074-206

FILIAL 05 - PORTO ALEGRE (RS)

(27) 99855-5030

Estrada campo novo, 213 - Aberta dos morros

CEP: 91.751-443